quarta-feira, 16 de março de 2011

'O' Bolo

15 de Março, aniversário da Jane. Pra quem não sabe a Jane mora aqui comigo, mas acho que essa informação já é conhecida. Nas vésperas do aniversário dela, começamos a brincar ‘Festa surpresa da Jane lá em casa, 8 horas’. O dia foi chegando e agora, o que a gente ia fazer de verdade?
O Wagner então teve a ideia: O BOLO! O problema era o seguinte: Terça-feira é ‘O’ dia de todo mundo. Eu, a Mari e o Mau, por exemplo, temos aula das 10 às 19 (é, eu sei, isso é triste), e chegamos aquela incógnita ‘quem vai fazer o bolo?’.
Então, acabou que quando saímos da faculdade, exatamente às 19 já saímos correndo pra casa do Mau. O Wagner a Camila e a Keith estavam fazendo o bolo e corremos pra ajudar a confeitar, e tudo tinha que ser antes das 21, já que a Jane decidiu ir comemorar o aniversário na Galeria Paris onde ia ter apresentação de fado às 21:30.
O fato é que passamos por alguns, digamos, probleminhas. Primeiro: não tínhamos receita e o Wagner, a Camila e a Keith fizeram o bolo no ‘sentimento’mesmo! É, também não sei por que eles não olharam alguma receita na internet, mas a massa parecia boa. Bolo no forno fomos decidir qual cobertura fazer, as meninas foram embora e passamos eu, Mau, Marília e Rayci pra cozinha... 


Vamos à cobertura.


               

Estamos lá, chocolate raspado, cobertura só faltando dar o ponto e no meio do caminho o que acontece...? O forno apaga, e vamos lá correr pra acender antes do bolo solar. 






               Três minutos depois o forno apaga de novo e o que descobrimos? Para o forno continuar a funcionar tínhamos que ficar segurando o botão para que o gás continuasse saindo. 



LATADA demais pra uma noite só! Mas como ainda não era suficiente, o gás acabou! Sim, o gás acabou e o bolo ainda não tava pronto.
Todo mundo calmo, sem pânico, mas... O QUE A GENTE VAI FAZER ?! Aqui, na grande eficiência portuguesa, não tem um disk gás, uma coisa extremamente normal e útil a todos nós brasileiros. O lugar que vende gás em baixo da nossa casa tínhamos quase certeza que estava fechado e já eram mais 20:30 e o bolo nem tava assado! A Rayci sugeriu então pra gente correr pra casa dela e tentar assar o bolo e terminar a cobertura, enquanto o Mauricio e o Wagner tentavam, junto com a Raquel e a Jenni que ainda estavam em casa, não deixar a Jane sair antes da gente chegar. Era um bolo solado e assado ou um bolo cru. Optamos pelo assado.
E lá fomos nós, bolo, cobertura e chocolate na mão, a Rayci ligando em casa para as meninas ligarem o forno, correria. E sim, por incrível que pareça o bolo NÃO solou e ficou liiindo! Bolo pronto saímos correndo, isso mesmo, quase que correndo de verdade pra casa, cada um ligando pra um pra nos encontramos na escada.

Todos a postos, entramos de fininho em casa, no escuro e... SURPRESA!




 E olha o nosso bolo, que lindo! Nem eu acredito que ele resistiu firme e forte a tudo isso! Tivemos o clássico ‘parabéns!’ e o discurso, é claro.  E pra quem foi o primeiro pedaço... PRA MIM! Olha que lindo! Hahahah


Galeria Paris? Que nada, a festa acabou sendo aqui em casa mesmo !
E a prova final: hora de comer. Keith, Camila e Wagner, parabéns! A massa ficou ótima! A nossa cobertura ficou maravilhosa e nosso bolo vai entrar pra história de Portinho... 


terça-feira, 15 de março de 2011

PUB CRAWL


          Definição: várias equipes disputam provas entre si em um percurso de vários bares. Objetivo: arrecadar o maior número de pontos para vencer. Objetivo real:  chapar a galera.
Primeira prova: cada equipe forma uma fila. Em frente a cada equipe, vários litros de sangria e uma garrafa de uísque. A equipe que beber a maior quantidade de sangria no tempo determinado, ganha!



                




      

          Primeira prova para aquecer, as equipes são divididas de duas em duas, e cada uma com seu tutor caminha para percursos diferentes. Foi nessa hora que nos perdemos da equipa (sim, aqui não se fala ‘equipe’). Ficamos um tempo tomando Favaito- uma delícia!- no piolho até encontrarmos alguém de alguma equipe que conhecíamos. 
Sim, Favaito a 0,50...  

          Encontramos o Wagner, que mora com o Mau, e fomos rumo à disputa entre essas equipes. Quando então, no meio do caminho, encontramos a equipe dos nossos vizinhos mineiros e seus adversários. Prova: a equipe que fizer o maior cordão de roupas vence. EXATO! Cordão de roupas. E de onde vinham essas roupas? Da galera. Foi essa a situação que encontramos lá... rimos demais! Agora imagina a quantidade de álcool já ingerida pra em um frio desses todo mundo sair tirando tudo pra ganhar? VENCER ou VENCER! Hahahhaah




Enquanto todo mundo corre atrás de ROUPAS, eu e a Thay tiramos fotos!  ;P

                Prova terminada, seguimos de volta ao Piolho. E lá aconteceu a segunda prova que acompanhamos: para ganhar pontos pra sua equipa cada integrante tem que conseguir dez números de moches (nossos celulares aqui) com o nome da pessoa.

Samuel e Thiago

                E entre vários doses de vodka, whisky, sangria, gelatina com álcool, favaito, entre outros... sempre chega a hora que os amigos precisam da gente. Afinal, tem que sobrar alguém sóbrio pra levar a galera pra casa, neh Bruno?! O Bruno tava tão engraçado, ainda bem que ele não é um bêbado chato, mas sim um bêbado falante e em duas línguas! Ele tava numa conversa em inglês bastante produtiva.



                E o Bruno foi um dos que precisaram... Mas claro que outras pessoas que não conhecemos deram petecos muito mais sérios, então galera, cuidado, a festa pode acabar de uma forma não muito agradável.
                De volta pra casa, depois de várias crises de risos, muitas fotos e váriaaaaaaas histórias pra contar. Até forró no ponto do autocarro tivemos...


Ficamos num frio horroroso esperando o 5M...



                E ao final será que o verdadeiro objetivo do Pub Crawl foi alcançado? SHUIASHUAISH
                                                                              SEM DÚVIDAS!

Nós três e nossas aventuras por Portinho . . . 

sábado, 5 de março de 2011

B R A S I L no Porto

          Salão Nobre. Reitoria da Universidade do Porto. Lá foi a Sessão de Boas-Vindas especialmente dedicada a todos os estudantes, docentes e investigadores que estão a iniciar uma mobilidade na U.Porto neste semestre. Claro que nós não poderíamos deixar de chegar atrasados neste dia, uma vez que aqui eu não sei o que realmente acontece que quando vemos já estamos em cima da hora... Uma hora de atraso e chegamos na hora do fado! Simplesmente maravilhoso! A apresentação foi muito massa! E adivinhem qual foi a música escolhida para encerrar a apresentação? Burquesinha, Seu Jorge. É o Brasil marcando sua presença na recepção da UP.

                Sessão terminada é hora do V I N H O! Ao descer as escadas não poderia faltar a foto clássica com a BANDEIRA DO BRASIL! Humildemente, fomos nós um grupo no máximo 10 pessoas tirarmos nossa foto, quando não mais que de repente... surgem brasileiros e máquinas fotográficas jorram nas mãos da sr. que aceitou tirar a foto pra gente. Brasileiro é assim: brota! E nossa foto foi a MELHOR


         Vinho do Porto cedido pelo Grupo Fladgate e petiscos à vontade na entrada da reitoria. 



            E claro que não podíamos deixar de tirar foto com a Luísa Capitão, nossa responsável pela Mobilidade!

         
             E acabou por aqui? Não mesmo! Galera reunida e vamos arrumar o que fazer. Descendo rumo a Aliados (a principal avenida) o que aparece? Brasileiros! Porque aqui é assim, quando menos se espera um brasileiro aparece a sua frente! São eles, nossos vizinhos, os ‘mineiros’! Fotos, fotos e mais fotos, porque sim, ainda somo turistas e: vamos andar por portinho... Um friooooo, um vento, e paramos pra decidirmos aonde ir.


 


                O Bruno nos faz duas propostas: MC Donald’s ou CHURRASCO! Leram bem?: C H U R R A S C O! Essa maravilha que há um mês não faz parte da minha vida! Carne é um bem que quando eu voltar pro Brasil vou agradecer em dobro todos os dias por estar no meu prato. QUE SAUDADE! E adivinha por quantos votos a zero a churrascaria ganhou? Não preciso nem comentar.

                


       Chimarrão, meu mais novo lugar preferido em Portinho. Foram os 6,98 euros mais bem investidos desde que cheguei aqui. Gente, tinha feijão, feijão! Farofa, banana empanada e ela, amor da minha vida: picanha! Meus olhinhos brilharam ao vê-la. Pai lembrei de você! 






        Maminha, coração, lombo, picanha, picanha com alho, presunto assado, cupim, frango... Sim, eu fui feliz nessa noite! E depois de tanto comer só sobra aquela cara de tristeza! Shuahsia

 
                


         Acabou? Não! Pra que voltar pra casa agora? No caminho para estação de metro uma ligação pra casa (meu pai tinha que saber que eu fui à churrascaria, simplesmente não paro de falar que estou com saudade de carne desde que cheguei aqui pra ele) e agora eu estou mesmo feliz. Destino escolhido: 7 7.


                Uma Super Bock a 0,50 euros, conversas, troca de culturas, já que misturando gente de Goiânia, Brasília, Santa Catarina e Rio Grande do Sul sempre saía alguma expressão que alguém não conhecia e fotos.
                E aqui é assim: uma descoberta, novas amizades e um lugar diferente todo dia. E agora podemos voltar felizes pra casa. Começa o final de semana, carnaval, feriado, descanso! Juízo a todos e um EXCELENTE CARNAVAL!